quarta-feira, agosto 26, 2009

SINTONIA TERRA DEUSA

GAIA EDUCATION e CIDADES em TRANSIÇÃO

Em ressonância com a concepção Terra Deusa acerca do desenvolvimento e manifestação de SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS, acontecerá na próxima 5a. feira, dia 03 de setembro, nosso 1o. encontro com enfoque em ações ligadas ao movimento internacional CIDADES em TRANSIÇÃO - de cujo curso, ministrado pelos focalizadores May East e Nick Osborne,
participei recentemente na UMAPAZ em SP - e na potencial realização da
1a. edição do GAIA EDUCATION no Litoral Norte de SP em 2010, ambas inciativas desdobramentos da oficina " Design para Sustentabilidade " e da palestra o " Pico do Petróleo " por May East, em Terra Deusa, 30 de julho último.

Dia: 03 de setembro de 2009 - 5a. feira.
Hora:
entre 18:00 e 19:30 pontualmente !
Local : Rua Gilmar Furtado de Oliveira, 40 - 2o. andar .

Boiçucanga, São Sebastião

MM

segunda-feira, agosto 24, 2009

GAIA EDUCATION

Como resultado da oficina Design para Sustentabilidade durante a última edição do Terra Deusa, muitos demonstraram o desejo de participarem da formação do GAIA EDUCATION que para acontecer, segundo informações preliminares, só depende da nossa mobilização. Como ele já foi montado por diversas vezes em diferentes localidades brasileiras, a experiência dos que nos precederam será útil no nosso processo. Em breve marcaremos data para começarmos a dar os primeiros passos em direção à sua realização entre nós. O programa, composto por quatro pilares fundamentais, é extenso e pressupõe organização articulada no sentido de reunirmos de forma acolhedora residentes das quatro cidades.

MM

TERRA DEUSA - A Vida em Sociedades Sustentáveis

o evento, que tem como um de seus objetivos servir, no mais alto significado do termo, como atrativo temático para residentes e turistas na baixa temporada do Litoral Norte, teve sua 5ª edição realizada entre 24 de julho e 02 de agosto de 2009 na Praça Pôr do Sol, Boiçucanga, São Sebastião, SP.

Com uma extensa e intensa programação ao longo de dez dias,Terra Deusa contemplou os que lá compareceram com palestras, oficinas, vivências, apresentações de teatro e mostra de ecofilmes,
tendo como fio condutor a Sustentação da Vida em seus muitos níveis de manifestação: pessoal, social, ambiental, cultural, artística e econômica. E nem o frio nem a chuva presentes todo o tempo impediram a presença de um público sempre muito interessado e participativo.
Vale elucidar que a Praça, na verdade, é um salão de construção rústica, com paredes de vidro, erguido à beira-mar, de onde se avista no verão o Pôr do Sol.

Como a cada ano acontece em Terra Deusa, um ponto alto se revela. No caso desta edição, a participação de May East, representante de Findhorn e da Rede Mundial de Ecovilas na ONU, educadora e diretora do Gaia Education, além de facilitadora do treinamento Cidades em Transição – treinamento que vem acontecendo ao redor do planeta e que tem como objetivo ressaltar a premência de nos tornarmos resilientes diante das Mudanças Climáticas e do Pico do Petróleo. Naquele tarde e noite, mais de 100 pessoas dos 4 municípios que compõem o nosso Litoral Norte estiveram presentes.

Durante a oficina Design para a Sustentabilidade, que inclui os pilares ecológico, econômico, visão de mundo e social (entendendo-se este último como a qualidade dos relacionamentos na tecetura da rede que dá sustentação à realização dos projetos/ações colocados em movimento na construção das Sociedades Sustentáveis), May dedicou grande parte de seu trabalho ao entendimento e cura dos padrões de comportamento individuais e/ou de grupo que acabam por minar ou mesmo destruir tais iniciativas. Por meio de depoimentos pessoais, reflexões e diferentes dinâmicas, remeteu os presentes à essência da harmonia das relações, trabalhando a construção da transparência, confiança, apreciação, cooperação e liderança.

À noite, May discorreu sobre o tema o Pico do Petróleo e o Movimento Cidades em Transição para um público atento e,
mais uma vez, sentiu-se uma atmosfera de cumplicidade entre os presentes diante das revisões e mudanças necessárias que teremos de fazer, individual e coletivamente, a fim de nos anteciparmos à nova ordem socioeconômica e ambiental que este novo século nos reserva. Foi dada a largada.



MM