segunda-feira, agosto 24, 2009

TERRA DEUSA - A Vida em Sociedades Sustentáveis

o evento, que tem como um de seus objetivos servir, no mais alto significado do termo, como atrativo temático para residentes e turistas na baixa temporada do Litoral Norte, teve sua 5ª edição realizada entre 24 de julho e 02 de agosto de 2009 na Praça Pôr do Sol, Boiçucanga, São Sebastião, SP.

Com uma extensa e intensa programação ao longo de dez dias,Terra Deusa contemplou os que lá compareceram com palestras, oficinas, vivências, apresentações de teatro e mostra de ecofilmes,
tendo como fio condutor a Sustentação da Vida em seus muitos níveis de manifestação: pessoal, social, ambiental, cultural, artística e econômica. E nem o frio nem a chuva presentes todo o tempo impediram a presença de um público sempre muito interessado e participativo.
Vale elucidar que a Praça, na verdade, é um salão de construção rústica, com paredes de vidro, erguido à beira-mar, de onde se avista no verão o Pôr do Sol.

Como a cada ano acontece em Terra Deusa, um ponto alto se revela. No caso desta edição, a participação de May East, representante de Findhorn e da Rede Mundial de Ecovilas na ONU, educadora e diretora do Gaia Education, além de facilitadora do treinamento Cidades em Transição – treinamento que vem acontecendo ao redor do planeta e que tem como objetivo ressaltar a premência de nos tornarmos resilientes diante das Mudanças Climáticas e do Pico do Petróleo. Naquele tarde e noite, mais de 100 pessoas dos 4 municípios que compõem o nosso Litoral Norte estiveram presentes.

Durante a oficina Design para a Sustentabilidade, que inclui os pilares ecológico, econômico, visão de mundo e social (entendendo-se este último como a qualidade dos relacionamentos na tecetura da rede que dá sustentação à realização dos projetos/ações colocados em movimento na construção das Sociedades Sustentáveis), May dedicou grande parte de seu trabalho ao entendimento e cura dos padrões de comportamento individuais e/ou de grupo que acabam por minar ou mesmo destruir tais iniciativas. Por meio de depoimentos pessoais, reflexões e diferentes dinâmicas, remeteu os presentes à essência da harmonia das relações, trabalhando a construção da transparência, confiança, apreciação, cooperação e liderança.

À noite, May discorreu sobre o tema o Pico do Petróleo e o Movimento Cidades em Transição para um público atento e,
mais uma vez, sentiu-se uma atmosfera de cumplicidade entre os presentes diante das revisões e mudanças necessárias que teremos de fazer, individual e coletivamente, a fim de nos anteciparmos à nova ordem socioeconômica e ambiental que este novo século nos reserva. Foi dada a largada.



MM

Nenhum comentário: